sábado, 11 de abril de 2009

E chove lá fora...

Sabe aquelas tempestades que não passam, que deixam os dias frios, escuros e com nuvens carregadas? A gente olha para a cama bendita de toda noite e pede clemência para não sair debaixo do edredom.

É assim que fica a vida de vez em quando: fria, pesada, chuvosa; e a vontade é de se esconder, de se proteger; porque custa se molhar, custa sair de casa no frio, com água pingando pelo corpo todo e de sapatos encharcados.

E hoje choveu, lá fora e dentro dela. Ela tentou buscar no seu abrigo interior, o aconchego do pensamento positivo: “essa tempestade vai passar!”. Mas às vezes, o astro-rei demora um pouquinho para dar o ar da graça, e enquanto ele não vem, dá vontade de se recolher e não sair mais de perto do edredom.

É difícil ter que encarar nossas tempestades: nossos medos, nossas incertezas, nossa insegurança.

Pior que as tempestades são os raios. Estes sim apavoram ainda mais, é só trovejar que a gente se agarra ainda mais à nossa cama, e a vontade de ficar em casa dobra, triplica. Mas não dá para ficar encoberto a vida toda, se o sol tardar, é hora de ir à luta. Guarda-chuvas, capas e uma boa dose de coragem são paliativos para encarar o tempo fechado, a tempestade anunciada.

E é assim que ela encarou a sua tempestade. Molhada, encharcada de água da cabeça aos pés e com muita vontade de ficar no seu cantinho intocável, ela abraçou a vida, limpando lágrimas e pingos de chuva, venceu a comodidade e saiu da cama. Foi à luta.

Dias depois o céu limpou. O sol voltou a reinar. O despertador, como de costume, tocou às 5:30h. Ela levantou-se, abriu a janela e agradeceu pelo dia, por mais um dia, e dessa vez sem lágrimas ou pingos de chuva, trocou-os pelo suor, desses que caem com pressa, que limpam a alma e são abraçados pelo corpo. Ela sentiu a brisa e agradeceu aquela sensação. Por não sentir mais medo, por se sentir livre, dentro e fora.

2 comentários:

  1. Para quem tem brilho próprio, como é seu caso, as nuvens sempre serão passageiras.

    Já estava com saudade de seus textos.

    Parabéns por mais um belo conto.

    Abraços frsternais

    ResponderExcluir
  2. Demorei, mas cheguei.

    Pois é, quando há dias chuvosos e com um aspecto nada animador, a tendência é justamente esta: se "encolher" de alguma forma em um lugar protegido e não sair na chuva.

    Acaba sendo a pior decisão. E olha que não apenas eu, mas muita gente sabe que tem que sair "na chuva e se molhar" mas resiste.

    Eu pensei assim: amanhã faz sol e seca tudo.

    Ajuda.

    abs! Desculpe a demora em aparecer por aqui!

    ResponderExcluir